A Região Emilia Romagna e o Programa Brasil Próximo participam a Expo Londrina

by on 16:08 in Paraná, Post, Regione Emilia Romagna

A Região Emilia Romagna e o Programa Brasil Próximo participam a Expo Londrina

26.03.2015. Curitiba, Regione Emilia Romagna.

Na exposição estarão presentes 148 Participantes Oficiais, entre Países e Organizações Internacionais. Com uma superfície de mais de 4 mil metros quadrados, o pavilhão brasileiro será um dos maiores da manifestação e poderá contar com um investimento de cerca de cem milhões de Reais. Estima-se que o pavilhão brasileiro registrará entre 10 e 15 mil visitantes diariamente.

A Região da Emilia Romagna tem uma presença fixa no Brasil desde 2008 no âmbito do Programa internacional Brasil Proximo, do qual participam 5 Regiões Italianas, a Presidência da República do Brasil e o Ministéro das Relações Exteriores da Itália. A Região Emilia Romagna, líder mundial para o fomento ao cooperativismo, desenvolveu muitas ações em diferentes regiões do Brasil, como suporte ao fortalecimento do cooperativismo (Coop social, Coop de crédito e sociedade para acesso ao crédito, agricultura sustentável e orgânica, agroindústria, e desenvolvimento rural.)
No Paraná foram desenvolvidas duas ações estruturadas que envolveram todo o Estado:
1) Suporte aos pequenos produtores da grande Curitiba e apoio ao programa de reamodernização do CEASA, envolvendo toda a cadeia dos hortifrútis, desde a produção, logística, cadeia de frio, até a gôndola de supermercados
2) Assistência técnica para 450 agroindústrias de pequeno porte de todo o Paraná, com foco nas cadeias produtivas de alimentos de qualidade e suporte ao reconhecimento de denominação de origem (IG, etc)

Feira Hortifruti Food Brasil: nascida no âmbito do Programa Brasil próximo, esse ano está na sua terceira edição e representa uma vocação do Paraná em se posicionar como Estado de produtos de alto valor e qualidade (ressaltando nisso a cadeia de hortifrútis) e não como produtor de Commodities.
Apresenta um espaço “dedicado” à parceria com a Região Emilia Romagna, onde estão presentes empresas de food e de toda a cadeia produtiva do hortifrúti, assim como representantes de feiras italianas de renome internacional como Macfrut. Esse ano um dos temas-chave será a presença da Emilia Romagna na Expo Milano.

Oportunidade de visitas à Regione Emilia Romagna durante os 6 meses da Expo de Milano:
Destacam-se entre as melhores práticas da Região e de peculiar interesse no sector food: produções agrícola integrada e orgânica, produção animal, pecuária a ciclo fechado e biogás, cadeia do leite, mercados de frutas e legumes, transformação carnes brancas, porco e bovina, técnicas de agro post colheita, estufas, packaging de alimentos, cadeia de frito, logística de alimentos, segurança alimentar e controles, pesquisa, capacitação, grande distribuição organizada.

Print article